14.º Passeio TT
2013-11-29 03:52:25
O mítico passeio todo o terreno “Trilho Estreito”, uma imagem de marca da Associação Trilhos do Estreito
desde os anos 90, teve a sua 14ª edição, como é habitual, no penúltimo fim de semana de Novembro. Apesar das temperaturas
baixas, a manhã de céu limpo abria boas perspetivas para o passeio TT. No ar sentia-se a adrenalina contagiante dos 249 participantes, prontos para a aventura que se estava a iniciar.
Os 87 jipes e as 33 motas começavam a preparar-se para a partida. Uma última verificação da pressão dos pneus, mais uma abertura do capot e as máquinas estavam prontas para percorrer os trilhos desta primeira etapa.
Após o pequeno-almoço na Junta de Freguesia do Estreito, a caravana pôs-se a caminho pelos trilhos emblemáticos da região em direção à localidade de Mougueiras onde, à sua espera, estava um reconfortante reforço. Neste, não faltaram alguns pratos típicos da região como filhós feitas na hora, pão cozido no forno a lenha, fritada de porco, miúdos de cabrito, papas de carolo além de outras iguarias que fizeram as delícias dos participantes.
Com o início da 2ª etapa, apareceram as primeiras dificuldades, umas cuidadosamente definidas pela organização, outras apareceram sem estarem previstas…e uma simples passagem de uma ribeira transformou-se num “pântano” que obrigou os participantes a arregaçar as calças e a muito trabalho de guincho para resgatar os menos preparados.
Estas situações são normais nos passeios TT e são sempre locais de grande convívio entre participantes.
Continuando o percurso, os participantes tiveram oportunidade de visitar as aldeias de Bonjardim, Fozes, seguindo depois junto à ribeira da Sertã Velha, circulando nas suas margens e atravessando-a, uma vez que o seu reduzido caudal permitia a sua travessia em segurança, proporcionando imagens de grande beleza.
Como o relógio não parava, a comitiva acelerou para o local de almoço, que foi servido no pavilhão João Dias no Estreito, onde se retemperaram forças com um farto e saboroso almoço.
Depois de saciados, os participantes voltaram a por as suas máquinas em andamento e a etapa da tarde desenrolou-se na parte norte da localidade do Estreito. O percurso contemplava uma paragem na localidade de Roqueiro, onde a associação local tinha à espera dos participantes castanhas assadas acompanhadas com jeropiga caseira.
Para a tarde estava reservado um percurso mais duro, com maiores dificuldades, sempre com o intuito de criar momentos de convívio e de entreajuda dos entusiastas do TT.
Chegados à Pista de Dificuldades junto ao Pavilhão Multiusos, os participantes tinham à sua espera todo o tipo de obstáculos, desde inclinações laterais, cruzamento de eixos, subidas, zonas de lama e o já famoso poço quase impossível de ser transposto.
Depois do divertimento na pista, foi novamente hora de rumar para o Pavilhão Multiusos João Dias onde foi servido o jantar para aquecer e reconfortar todos os presentes. Os serviços de catering foram deixados ao cuidado do Hotel Santa Margarida. A Associação Trilhos do Estreito agradece a presença de todos os participantes presentes neste 14º Passeio TT, bem como aos seus Patrocinadores e Apoios que obteve para a realização deste evento.
Retornar á página incial