O Clube
  Como nasceu
 
  Órgãos Sociais
 
  Os Sócios
 
  Estatutos
 
  Regulamento interno
 
  Comunicados
 
  Protocolos / Parcerias
 
Imprensa
 
Galeria de Fotos
 
Produtos
 
Contactos
 
Links
 
Arquivo
 
XVIII Passeio TT - 21 de Outubro


 


 
 

Petição Nacional
2010-05-31 08:58:28

Petição Reconhecimento legal do dia 26 de Março como dia Nacional Todo o Terreno

"O Todo-o-Terreno, nas suas diferentes vertentes, afigura-se presentemente como uma actividade em franco crescimento no território nacional e que conta com um grande número de praticantes, apoiantes e simpatizantes, dispersos por todo o país, para além de diversas associações e clubes em franca expansão. A prática do Todo-o-Terreno consiste, em traços muito genéricos, na prática desportiva motorizada, amadora ou de competição, levada a cabo através da condução de veículos que, pelas suas particularidades, facultam a circulação fora de estrada, promovendo dessa forma o acesso a locais normalmente inacessíveis a outro tipo de veículos. O prazer associado à condução fora de estrada, seja de forma activa ou enquanto espectador ou simpatizante, é hoje em dia partilhado por vários milhares de Portugueses.

Para além da vertente lúdica do Todo-o-Terreno, há ainda que salientar outros aspectos e benefícios importantes que advêm da prática da prática da modalidade, relacionados com o potencial fomento de actividades turísticas específicas potenciadoras de desenvolvimento económico e de eventual criação ou consolidação de postos de trabalho, em particular em regiões recônditas, normalmente menos favorecidas em termos de acessibilidades, a divulgação de pontos de interesse turísticos e culturais específicos cujo acesso e promoção se facilita através da prática da modalidade, a eventual contribuição em acções cívicas e/ou de apoio à Protecção Civil, Bombeiros e Serviços Florestais, entre outros, e também no que concerne à redescoberta do País por parte dos cidadãos sob uma nova perspectiva intimamente ligada à natureza e aos vastíssimos percursos fora de estrada existentes. Há ainda que salientar que a vertente do Todo-o-Terreno de competição supõe correntemente a organização de diversos eventos e provas que, de uma forma geral, potenciam o desenvolvimento de diversas actividades económicas e turísticas que gravitam em torno da modalidade e do espectáculo em si.

A criação do Dia Nacional do Todo-o-Terreno visa, entre outros objectivos, divulgar, credibilizar, dignificar e promover sustentadamente a modalidade, revestindo-a de um carácter mais formal e institucional, promover igualmente o espírito de união e harmonia entre as associações, clubes, praticantes, apoiantes e simpatizantes, servir de veículo de reforço da oficialização da modalidade a nível nacional e internacional, para o fomento de várias actividades, nomeadamente acções de sensibilização e consciencialização cívica e ambiental, de esclarecimento e formação, e de código de conduta entre os praticantes, etc.

A escolha do dia 26 de Março surge como forma de homenagear José Megre, popularmente apelidado de “Pai do Todo-o-Terreno Português”. Nascido a 26 de Março de 1942 e falecido a 21 de Fevereiro de 2009, José Megre foi o maior promotor e impulsionador da modalidade no nosso País, cujo mérito se reconhece também além fronteiras. Grande parte do que se faz actualmente no nosso País em termos de Todo-o-Terreno se deve a este homem.

Pelo exposto, nós abaixo assinados, solicitamos o reconhecimento legal do dia 26 de Março como o Dia Nacional do Todo-o-Terreno.

Esta petição é uma iniciativa da associação do Clube Terra a Terra, Rescueteam4x4 e Oestes Team Offroad"

Os Trilhos do Estreito concordam com esta petição, se também concordares podes fazer a subscrição da petição no link abaixo.

Para assinar a petição clique AQUI  

 

 


Retornar á página incial
 
XVIII Passeio TT - Cancelamento
2017-10-09 16:04:43

Ler mais



Rota do Cabrito Estonado
2016-03-17 05:32:05



Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades e eventos no seu e-mail.

 



788517 Visitas



Desde 3 de Setembro de 2008
 
 
 
© Trilhos do Estreito 2017

Desenvolvido por citricweb.pt
 
 
Oleiros
Logo Oleiros